terça-feira, 28 de outubro de 2008

UFBA-UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
PEDAGÓGIA/SÉRIES INICIAISCICLO UM/2008.2
PROJETO RIPEPROFESSOR: NELSON PRETO
CURSISTA: DULCENALVA ARAUJO NOVAES ALECRIM

TEXTO JORNÁLISTICO
Tabuleiro digital

O tabuleiro digital é produto de um projeto executado sob a coordenação do professor Nelson preto. Segundo Ariston Eduão coordenador do projeto, o Tabuleiro Digital é considerado um dos maiores Projetos de Inclusão Digital da Região de Irecê. O Tabuleiro Digital é composto por 36 computadores conectados a Internet, trazendo informação a todo s os munícipes de Irecê e Região, funcionando de segunda à sexta, das 08 às 21h e aos sábado os das 08 às 18h, onde a procura é imensa em todos os horários.
O objetivo é difundir a cultura, inserir a comunidade no mundo digital e produzir conhecimento acerca de software livre” declara Rita Dourado, monitora do Ponto de cultura.O Tabuleiro Digital surgiu como uma alusão aos tabuleiros de acarajé das baianas. Um dos cartões postais da cidade de Salvador. A estrutura física do projeto, foi desenvolvida pelo arquiteto Eduardo Rosseti, mestre em arquitetura pela faculdade de arquitetura da UFBA.A Inclusão Digital em Irecê hoje, atende a 420 pessoas diariamente, via Tabuleiro Digital. O Ponto de Cultura colabora com pessoas da comunidade, oferece apoio aos artistas locais que, sem incentivo, não conseguiriam divulgar seus trabalhos nem CDs, por exemplo. Quando necessário, os monitores, e voluntários do projeto atuam como orientadores e gerenciam o andamento no Tabuleiro. Segundo Nelson Pretto, a arrumação dos tabuleiros está longe de sugerir uma sala de aula. Se transformar o uso dos computadores em curso de informática, poderá surgir privilégio . Os usuários gostam de fazer juntos, socializar suas experiências no Orkut. Jogar. São levados a fuçar, cutucar para aprender a usar. Dessa forma, a inclusão acontece e o menino que o pai não pode comprar computador, terá a mesma oportunidade de navegar na internet que o filho do rico. Outro ponto positivo do tabuleiro, é que o menino organiza o tempo de uso da máquina. Muitos professores de escolas públicas, em especial as escolas da rede municipal planejam e acompanham seus alunos para fazer pesquisa no tabuleiro digital
A necessidade de navegar no ciberespaço cresce em todas as camadas da sociedade. A idéia do projeto Tabuleiro Digital é exatamente facilitar o acesso e uso rápido à internet, principalmente para aqueles que não têm computador, favorecendo a inserção deles no mundo digital. Além do acesso à internet e a formação intelectual, os tabuleiros digitais promovem o exercício da cidadania. A demanda pelas máquinas é tão grande que a fila de espera virou rotina para estudantes. Especialmente os das escolas públicas. Nesse momento, o tabuleiro está sendo usado , também, como laboratório para as oficinas de computação da segunda turma do curso de pedagogia da UFBA . Esse espaço de estudo é muito importante para a educação do município. É um salto social capaz de tirar crianças das ruas, favorecendo novos conhecimentos e dignidade, impedindo a exclusão digital e social.

2 comentários:

morando aqu disse...

Muito bom!
Já comprei a idéia do tabuleiro digital como uma política pública só em ler seu texto jornalístico. No momento é o meio gratuito que temos em nossa cidade de estar incluindo a sociedade numa pespectiva mundo digital além de tornar público a necessidade de usarmos o software livre, o não mercadológico.

Sule disse...

Muito bom!!!Melhorou bastante...Agora, tem uma informação no teu texto que precisa rever...a frase inicial, não ta legal! O tabuleiro digital é um projeto desenvolvido sob a coordenação do professor Nelson Preto e não um "produto"...Além disso, Rita é uma das coordenadora junto com Ariston do Ciberparque e não monitora do TD.
Bjinhos
Sule