quarta-feira, 1 de julho de 2009

Reflexão sobre Ética


Ser ético significa, muitas vezes, perdermos dinheiro, promoção no trabalho e demais benefícios. É indispensável que façamos a nossa parte, sendo responsáveis e honestos, pois essas qualidades valem ouro para o profissional .Ao contrário, será considerado indígno de confiança podendo perder boas oportunidades de trabalho. É necessário também, evitar críticas ao colegas de trabalho ou culpar um subordinado pelas costas.

Se tiver que desabafar sobre algo que ficou magoado, faça-o em particular. Infelizmente, a condição humana é limitada, ao comportamento ético pleno, porém a disposição íntima do espírito supera os próprios limites. Quando fala-se da importancia de uma bom relacionamento, principalmente no trabalho, é pertinente uma boa reflexão sobre as palavra de (MARINS 1998) quando diz :


"Quando um ser possui auto-estima elevada, ele age com entusiasmo, isto é acredita na capacidade de fazer as coisas acontecerem, de darem certo, de transformar a natureza e as pessoas. Esse entusiamo é o resultado de uma força interna.[... ] Não é necessário ter ou esperar condições "idéias" para se entusiasmar, somente ações entusiásticas são contagiantes e levam ao sucesso. Uma ação sem entusiasmo é uma ação inóqua, portanto não será eficaz. Mesmas problemáticas: a limitação imposta e o do desejo em superá-la.


Percebe- se a importancia de um bom relacionamento no local de trabalho, tanto entre funcionários/colegas quanto patrão/funcionários, principalmente, para quem trabalha com público e lida com gente todos os dias, sabe muito bem o que tais comportamento significa. Precisamos ser bastante tolerantes uns com os outros e estarmos bem atentos ao fenômeno do ser humano, para então concluirmos que toda pessoa humana é uma fonte inesgotável, tanto de atitudes do bem quanto de mal.

Jesus nos alerta sobre isso, em um dos textos bíblicos que nos diz: "É do coração que saem as más intenções: homicídios, adultérios, imoralidade sexual, roubos, falsos testemunhos e calúnias" (Mt 15,19).

Nenhum comentário: