terça-feira, 30 de setembro de 2008

sobre o texto "Desconectados''

De acordo com o texto, o computador é um instrumento para se adquirir conhecimento. Porém, sem a orienteção dos professores, o computador pode se transformar num problema.
A falta de conhecimento dos professores para lidar com a novidade,com certeza deixa os alunos no comando,dispersos das atividades necessárias para a formação intelectual.
Como todo produto multimídia, o computador é um ótimo recurso educativo. O grande problema é a forma como vem sendo usado nas escolas. O telefone celular, na mão de adolescentes,também apresentou problemas para muita gente , assim como a televisão que muda hábitos saudavéis prejudicando muitas crianças. Mas não se deve afastá-las dos instreumentos, apenas deve-se orientá-las.
Se olharmos o computador como um inimigo das escolas, passaremos a querer as nossas crianças longe das máquinas e das novas tecnologias . Ai , então,vamos regredir.

4 comentários:

brisa disse...

É Dulce, tudo o que é novo muitas vezes nos assusta, principalmente quando esse novo está relacionado as novas tecnologias.Ou você já se esqueceu dos semblantes assustados da maioria de nós nas 1ª atividades da oficina de computação.Acredito que para usarmos o PC como instrumento em nossas salas precisamos nos aprofundar muito sobre esse conhecimento tão complexo.Ou então, poderemos comenter os mesmos erros do passado não tão distante, usando a TV e o DVD sem objetivos especificos...

Gicélia disse...

É isso aí Dulce, Concordo contigo, quando diz no seu texto "Desconectados" que não devemos nos afastar das novas tecnologias por medo e insegurança. Pelo contrário,o processo de aprendizagem aumenta, quando usamos, a perseverança e os incentivos de treinamentos e uso em geral pelas pessoas, dentre os quais os próprios professores e alunos.Ainda acrescento, que em casa tenho percebido esse aprendizado, através do uso do computador por mim e pelos meus filhos, despertando em nós a curiosidade, aumentando a criatividades e até mesmo, vencendo algumas dificuldades na leitura e escrita.

Seguindo em frente, venceremos os limites, as dificuldades, os medos,escalamos as fortalezas e comquistamos esse tal aprendizado.
Bjus: Gicelia

Mari disse...

Não vamos fazer igual a diretora do filme'Escritores da Liberdade'.Lembra que ela não deixava os alunos e nem a professora utilizar os livros da biblioteca para não estragá-los?
Isto serve para o uso do computador nas escolas.Claro que o essencial é podermos intervir sempre que necessário, fazendo com quê possam diferenciar o que deve ou não acessar num determinado tempo.
Assim, com certeza faremos com que nossos alunos tenham atonomia suficiente para fazer um bom uso destas novas tecnologias.

leticia disse...

Esse é realmente um problema o qual vamos ter que enfrentar:Chamar a atenção das crianças e jovens à complexidade que é o mundo virtual.Por trás disso tudo há uma implicabilidade imensa de lacunas que vai desde a falta de capacitação dos professores, estendendo-se ao pouco investimento em oficinas de capacitações tecnológicas também fora da escola.
Muita coisa ainda precisa melhorar.Acredito na mudança.Dados já comprovam que melhoramos, em relação à qualidade de ensino, muito embora temos a consciência de que para chegarmos ao patamar desejável, ainda precisamos lutar bastante.Mas estamos no caminho certo!