terça-feira, 23 de setembro de 2008

Comunidades virtuais

Universidade Federal da Bahia
curso de pedagogia
ciclo 1
2008.2
Prefeitura municipal de Irecê


As comunidades virtuais

As comunidades virtuais são formadas por pessoas atravéz do ciberespaço. Elas discutem temas de seus interesses sem restriçoes de pessoas,raça ou religião.
Há polêmica a respeito da distância que separa pessoas causada por esse tipo de relacionamento.Mas será que não é solução para o problema do distanciamento?Enquanto se corre para acompanhar as novas educações,sem tempo para o bate papo,os amigos vituais estreitam afinidades sem nenhum problema. Há uma mistura de cultura hoge, que faz das
redes de comunicação o fio ligador entre pessoas . A comunidade virtual utiliza o ciberespaço para essa troca , interagindo sem preocupação com a distância . Está sempre aberta a novos parceiros com as mesmas afinidades .

7 comentários:

JuLuar disse...

Liberdade através das comunidades
também envolvem riscos do ponto de vista tradicional,a solução talvez seja o limite. Apesar da interação.

Abraços,

Júlia

DERISVAL S.S ROCHA IRECÊ BAHIA BRASIL. disse...

Estas comunidades são poderosos instrumentos, mas necessitam de uma cultura favorável à partilha de conhecimento. No entanto, elas podem ser também entendidas como um veículo para a conquista desse tipo de cultura.

Derys Rocha.

Cristina disse...

Olá colega
O mundo virtual tem mesmo ajudado as pessoas,apesar de alguns probleminhas também.Mas nem tudo é perfeito,nós iremos e estamos precisando muito dela não é mesmo?
Então vamos em frente com todas as forças.Bj!

Lícia disse...

Dulce quando você questiona se a comunidade virtual é solução para o problema do distanciamento? Na minha opinião sim, essas comunidades aproximam as pessoas promovendo a interação entre elas como você diz fazendo amigos virtuais e eu diria mais aproximando os amigos reais que pela distância estão virtuais.
Beijos
Licia

Rita Cácia Fernandes disse...

Dulce, você faz um questionamento que é o inverso do que eu tenho feito, enquanto eu questiono a intervenção do virtual nas relações face a face, você relaciona o virtual ao fortalecimento entre os que se distanciaram por conta do espaço físico, suas colocações me fazem redirecionar meu olhar sobre o meu ponto de vista, apesar de ainda confuso e apreensivo. Creio que aida vou levar um tempo para me desarmar e me entregar aos encantos do MSN e outros espaços na rede...
O que não pode ser negado é que o tema é controverso e, ao mesmo tempo, consensual. Ninguém pode está alheio a essa discussão nem ao fato de nossa profissão estar sendo tocada a cada dia pelas suas inteferências.

bete disse...

Dulce considerando que o homem sempre buscou associar a outros da mesma espécie para não viver sozinho e sim em comunidades, as redes de comunicação, com certeza tornaram fios ligadores para aproximar as pessoas em tempo real, com interesses comuns, em busca de informações para construir conhecimentos, ultrapassando fronteiras. Segundo Tönnies, a comunidade é estabelecida através das relações de amizade, vizinhanças e laços afetivos entre os membros, como os de uma família. Assim, apresentem uma organicidade vinculada através das sucessivas interações entre seus membros. Dessas interações, despontam valores sociais que orientam a ação social para a coletividade, cujos estatutos são guiados por crenças, hábitos e costumes. Sendo assim, as pessoas estabelecem relações de troca visando objetivos comuns.
Elizabete

Paula Rodrigues disse...

Oi dulce?
Vou compartinhar um pouco com você sobre essa questão de relacionamento.
quando falamos em comunidades abre se um leque imenso de possibilidades de interação entre os individuos,fazendo com quer o espaço virtual nos faça construir uma rede ligadas ou seja conectadas
uma na outra.visando a construção de ideias e uma mudança prartica no cotidiano na participação democratica em uma comunidade virtual.