terça-feira, 23 de setembro de 2008

Linha do tempo

Universidade Federal da Bahia-Faculdade de Educação
Pedagogia-Ensino Fundamental/Séries iniciais
Ciclo-um 2008.2 Prefeitura municipal de Irecê
GEAC –Memórias Enunciadas

Linha do tempo


No ano de 1978, ouvi um grupo de homem gritando“viva os negros’’! Nesse momento eles faziam uma homenagem aos empregados da companhia hidroelétrica que trabalharam duro cortando serras até levar energia elétrica para a cidade de Barra do Mendes-cidade da micro-região de Irecê.Com a vinda da luz elétrica, assisti pela primeira vez uma novela televisionada.[Chega mais] Esse era o nome da novela. As imagens chegavam tortas, mas ainda assim ,eu ficava intrigada com a possibilidade de parecer tão real.
Pouco tempo depois, a cidade recebeu o Banco do Brasil e o computador entrou em cena.Era uma máquina fantástica, que pensava o dava conta de tudo.
Apesar do computador, a TV continuava fazendo a festa...Sítio do Pica –pau Amarelo,
Caso verdade, Água Viva . E tudo na casa da vizinha. Quase ninguém podia comprar televisão.
Acompanhei na década de 80, a campanha de Tancredo Neves para presidente da república, sua doença e morte.
Como todo jovem sonhador, entre lágrimas vi desaparecer com a morte do então presidente, a esperança de um país mais justo.
O Brasil estava a beira de acabar com o regime militar que durou aproximadamente vinte e cinco anos. Tancredo Neves , era a esperança de um país democrático, onde seus filhos pudessem falar com liberdade sem sofrer repressões.
Com a mesma sensação de perda pela morte do presidente eleito pelo povo , que não chegou sequer tomar posse, vi pela televisão todo conflito causado pela morte de Ayrto Sena, o brasileiro, campeão de fómula 1
Em homenagem a Sena, foi criado o programa de alfabetização “Acelera Brasil’’que fez muito sucesso em Irecê. Eu já trabalhava na rede municipal de educação com Educação de jovens e adultos.
Foi também pela TV Globo que, com muita tristeza , acompanhei a tragédia com os integrantes da banda ‘‘ Mamonas Assassinas’. ’
Esse jovem era filho de Irecê . O nome da banda se refere a um dos produtos da região de Irecê, muito comum nas propriedades de produtores de baixa renda, devido oa fato de ser um vegetal resistente à seca.
Outra tragédia mundial que chegou em nossas casas, agora em tempo real foi o ataque terrorista contra as torres gêmeas , nos Estados Unidos, em 2001. Meus alunos, na escola Luís Viana Filho, conduziram as aulas naquela semana. O tema era “vingança’’. Diziam que
os americanos matavam por qualquer coisa. Fomos além do que desejávamos na História dos EUA .
Em outras circuntâncias, há mais de vinte anos assisto na televisão o programa ''Criança esperança"e os encantadores shows do rei Roberto Carlos.
Em 2003, o município de Irecê, inicia o curso de pedagogia para professores da rede , em parceria com a UFBA e o computador entra em ação, levando os cursistas à inserção digital.
Em 2006 comprei um computador , pois, em casa tenho três adolescentes cursando o segundo grau do fundamental e, com oa incidência da pedofilia via internet , não estava segura para deixá-las usar máquinas nos telecentros.
Embora sabia que precisava fazer uso do computador , não coloquei como prioridade. Textos e outros materiais da internet que usei na escola durante esses últimos anos , sempre pedia ajuda em casa ou na escola.
Em 31 de Julho de 2008 a turma 2 do curso de pedagogia, começa a trilhar os ambientes digitais, inebriados com textos, filmes, palestras e discussões. Eu faço parte do grupo de cursistas e estou angustiada para entender e participar de fórum no moodle, discussão no e-mail do grupo e postagens no blog.
Neste momento, eu que era apenas consumidora de informações que chegava pelos meios de telecomunicação, passo a fazer reflexões sobre comunidades virtuais, blogs, diários, memória e ainda tenho que aprender navegar no ciberespaço.

Nenhum comentário: