quinta-feira, 26 de novembro de 2009

GEAC Pedagogia

Durkheim e suas contribuições peddagógicas


Por suas ideias Emile Durkheim ficou conhecido como da educação pública patrocinada pelo estado e com caracterização laica. Para ele, a educação deveria se dar de forma normativa, sob a autoridade do professor. Enquanto sociólogo, afirmou que os fatos sociais devem ser tratados como coisas e forneceu uma definição do normal e do patológico, aplicada a cada sociedade.
Segundo ele, a sociedade e a consciência coletiva são entidades morais e para que haja consenso nessa soceidade, deve aparecer solidariedade entre seus membros. Seu principal trabalho é na reflexão de uma consciência coletiva.
Durkheim parte do princípio que o homem seria apenas um animal selvagem que só se tornou humano porque se tornou sociável, aprendendo hábitos e costumes do seu grupo social. A esse processo de aprendizagem, ele chamou de socialização.
Segundo sua teoria, a consciência coletiva é composta por tudo que habita em nossas mentes e que serve para nos orientar como devemos ser, sentir e nos comportar. Esse "tudo"ele chama de fatos sociais e os considera objetos de estudo da Sociologia.

Nenhum comentário: