quarta-feira, 1 de julho de 2009

VIDAS SECAS




O filme vidas secas, conta à história de uma família de retirantes nordestinos, Fabiano, sua esposa Sinhá Vitória, dois filhos, chamados menino mais novo e o menino mais velho e uma cachorra Baleia. A história conta um pouco da realidade do povo nordestino, no qual o motivo que leva essa família a abandonar sua terra natal é a seca, que assola o sertão nordestino há muitos anos. Desde o início ao fim do filme é possível observar o sofrimento da família de Fabiano. No contraste da terra árida do sertão, as crianças não possuem nome são tratadas por "menino", tornando-se possível observar a ignorância e a falta de comunicação dos retirantes, não existe diálogo algum entre a família. A cachorra possui nome e pensamento. Em determinado momento a mãe, em função da alimentação da família, é obrigada a matar o papagaio.
Fabiano admira as pessoas que sabem falar bem, até tenta falar igual, porém, se dá mal quando tenta se expressar e o soldado Amarelo com é chamado no filme, representante da autoridade do governo, prende o coitado injustamente e a família fica dormindo nas calçadas até o dia amanhecer. Quando Fabiano aparece todo machucado.
Fazendo uma análise de sua situação de homem-bicho, ele acaba dando-se por vencido em relação a sua vida e a de seus filhos, perdendo as ilusões e esperanças. A história mostra a verdadeira realidade da região do Nordeste, onde muitos tentam a vida na sorte e não conseguem se integrar na sociedade por falta de diálogo e boa comunicação na forma de se expressar pela língua,tornando-se uma verdadeira crítica social . O escritor do Romance demonstra claramente que o Nordeste continuará a andar pelo Brasil, principalmente, por cidades grandes,muitos homens bichos, pessoas brutas e fortes.

Sinhá Vitória, não tem paciência com filhos, nem Fabiano. Não tem estudo nenhum, porém Sinhá Vitória consegue fazer contas e raciocinar o que a torna menos ignorante que o marido. A cachorra Baleia consegue pensar e sentir como um ser humano, mas acaba ficando doente e Fabiano, acreditando que ela está com hidrofobia, acaba tentando matá-la. Diante da agonia do animal é possível observar o processo de auto-analise, pois Baleia não entende os motivos que levam seu dono a cometer tal atrocidade.
A família segue vivendo as misérias de seu destino, o contraste com a paisagem onde pairam aves de arribação faz com que Fabiano volte a analisar sua vida, porém Sinhá Vitória, mais otimista, consegue transmitir paz ao marido. A família de retirantes retoma suas andanças, deixando a fazenda que encontrara no caminho, onde pararam por um tempo devido à seca, retomando a viagem sem destino, mas sempre sonhando com uma vida melhor.


Nenhum comentário: