quarta-feira, 15 de julho de 2009
sábado, 11 de julho de 2009
SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO DO COCLO DOIS

FACULDADE DE EDUCAÇÃO- FACED/PROJETO IRECÊ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA- SÉRIES INICIAIS/ENSINO FUNDAMENTAL.
CICLO DOIS
Chegar ao final de mais um ciclo é a certeza de mais uma etapa concluída. É de um significado inexplicável.
Todas as apresentações desses dois dias, refletiram o esforço e a dedicação dos cursistas em busca da formação.
Às vezes, penso que puoco ou nada aprendi. Porém, quando reflito sobre o percurso trilhado, o diálogo com os professores e com os teóricos no momento da construção dos textos e a visão que tenho hoje sobre a importância da tecnologia na evolução humana e na educação, percebo que nada se perde ao se dedicar aos estudos.
Talvés não esteja preparada para editar um vídeo. Mas antes da oficina de imagem, eu não fazia ideia do quê seria o Gimp nem o cinelerra. Enfim, nada que tem relação com câmera, vídeo, programas... era do meu interesse. Agora, o que falta é continuar descobrindo os "segredos" dos programas livres, para usá-los com mais segurança.
De todas as atividades, carrego uma porção na minha bagagem. Porção que estou utilizando para montar a minha história de vida, como pessoa e como professora.
Não estou livrando-me do ciclo dois, assim como não estou livre do ciclo um. O que acontece é o avanço no processo, usufruindo dos conhecimentos prévios adquiridos anteriormente. Não se livra dos conhecimento construídos.
quarta-feira, 1 de julho de 2009
A CULTURA DO ISOLAMENTO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO- FACED/PROJETO IRECÊ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA- SÉRIES INICIAIS/ENSINO FUNDAMENTAL.
CICLO DOIS
ATIVIDADE- 2213- Narrativas que apresentam histórias de ser professor
ORIENTADORA- Marcea Sales
CURSISTAS: Macicleide, Daniela, Dulcenalva, Geralda e Gicélia
IMBERNON, Francesc. Aprender com histórias de vida. Pátio. Revista Pedagógica. Ano XI nº 43 ago/out 2007.
SALES, Marcea- (H)A vida na história. (texto ainda não publicado)
RELATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA-SÉRIES/INICIAIS
PROJETO IRECÊ CICLO DOIS 2009.2
RELATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO
PROFESSORA: GEOVANA ZEN
ORIENTAÇÃO: SOLANGE MACIEL E MARGARETH DOURADO
CURSISTAS: DULCENALVA ARAUJO NOVAES ALECRIM, JOSÉ NILDO NUNES SANTANA , ERIANDE ALVES CAVALCANTE BONFIM E NUBIANEI OLIVEIRA DA SILVA SOUZA
INTRODUÇÃO:
O objetivo da atividade, é levar os alunos a avançarem na reflexão sobre as estratégias de leitura e escrita. A atividade foi realizada na Escola Municipal Paraíso, na sala da Professora Nubianei Oliveira da Silva Souza, com uma turma de 1º ano do ensino fundamental I, composta por onze meninas e quatorze meninos, totalizando vinte e cinco alunos, sendo que, vinte destes frequentaram a Escola de Educação Infantil e cinco estão frequentando a escola pela primeira vez.Das onze alunas, uma é portadora de necessidade especial. Segundo laudo médico, apresenta deficiência mental leve.Para alcançar o objetivo, preparamos uma aula para diagnosticar as hipóteses de escrita desses alunos, acreditando que o professor consegue planejar uma boa aula quando conhece o nível de conhecimento de sua turma. Após a avaliação diagnosticada, agrupamos os alunos por hipóteses aproximadas e realizamos uma atividade previamente planejada, na qual os alunos utilizavam estratégias de escrita para compor o texto, identificavam e justificavam suas produções. Durante a execução da atividade, observamos a interação entre as duplas. Todos os alunos demonstraram interesse em realizar a tarefa, mas ao registrarem as palavras, nem todos sentiram segurança. Na leitura a maioria utilizou a hipótese silábica.Utilizamos a cantiga de roda ‘‘o sapo não lava o pé’’ pois todos os alunos sabiam de memória. Organizamos a atividade em letras, palavras e frases, agrupando os alunos na seguinte ordem: alfabético com alfabético para trabalhar com banco de letras; pré-silabico com silábico sem valor. Esses trabalharam com as frases; silábico com valor e um alfabético, utilizando as letras do texto.
.
.DIAGNÒSTICO:
Plano de Aula:
Objetivo:
- Diagnosticar as hipóteses de escrita dos alunos.
Conteúdo:
– Escrita de palavras de mesmo campo semântico.
Atividade:
– Ditado de palavras polissílabas, trissílabas, dissílabas e monossílabas._ Frase com palavras contextualizadas.
Consigna:
– Hoje, vocês irão realizar uma atividade com o auxílio de três pofessores. Cada um irá escrever uma lista com nomes de animais. O professor vai chamar um aluno por vez e vai ditar as palavras. Após a escrita, cada aluno vai ler o que escreveu.
Lista de Palavras:
Tartaruga - Cavalo - sapo - rã.
Frase:
O sapo mora na lagoa.
Plano de aula.
Objetivo:
Montar texto de memória, identificando frases, palavras e letras.
Conteúdo:
Produção de leitura.
Estratégia:
Agrupamento dos alunos por hipóteses aproxinadas.
Metodologia:
Texto popular recortado em tiras palavras e letras.
Avaliação:
Registro e observação.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
CONSIDERAÇÕES FINAIS
VIDAS SECAS


Fabiano admira as pessoas que sabem falar bem, até tenta falar igual, porém, se dá mal quando tenta se expressar e o soldado Amarelo com é chamado no filme, representante da autoridade do governo, prende o coitado injustamente e a família fica dormindo nas calçadas até o dia amanhecer. Quando Fabiano aparece todo machucado.
Fazendo uma análise de sua situação de homem-bicho, ele acaba dando-se por vencido em relação a sua vida e a de seus filhos, perdendo as ilusões e esperanças. A história mostra a verdadeira realidade da região do Nordeste, onde muitos tentam a vida na sorte e não conseguem se integrar na sociedade por falta de diálogo e boa comunicação na forma de se expressar pela língua,tornando-se uma verdadeira crítica social . O escritor do Romance demonstra claramente que o Nordeste continuará a andar pelo Brasil, principalmente, por cidades grandes,muitos homens bichos, pessoas brutas e fortes.
A família segue vivendo as misérias de seu destino, o contraste com a paisagem onde pairam aves de arribação faz com que Fabiano volte a analisar sua vida, porém Sinhá Vitória, mais otimista, consegue transmitir paz ao marido. A família de retirantes retoma suas andanças, deixando a fazenda que encontrara no caminho, onde pararam por um tempo devido à seca, retomando a viagem sem destino, mas sempre sonhando com uma vida melhor.
Ética
O poder está na mão dos interessados em não estender a igualdade social. Politicas Públicas, com certeza, quebram a linha de pobreza da grande maioria da população. Os valores são mudados em consequência da evolução. Porém não se pode perder os princípios, ou como você fala, a centralidade do conjunto de valores que são nossos referenciais.
É difícil definir ética. O que considero certo, pode ser errado para o outro. Porém, penso que de modo geral, ser ético é ser no mínimo coerente com os princípios cívicos e morais.
Reflexão sobre Ética

Ser ético significa, muitas vezes, perdermos dinheiro, promoção no trabalho e demais benefícios. É indispensável que façamos a nossa parte, sendo responsáveis e honestos, pois essas qualidades valem ouro para o profissional .Ao contrário, será considerado indígno de confiança podendo perder boas oportunidades de trabalho. É necessário também, evitar críticas ao colegas de trabalho ou culpar um subordinado pelas costas.
Se tiver que desabafar sobre algo que ficou magoado, faça-o em particular. Infelizmente, a condição humana é limitada, ao comportamento ético pleno, porém a disposição íntima do espírito supera os próprios limites. Quando fala-se da importancia de uma bom relacionamento, principalmente no trabalho, é pertinente uma boa reflexão sobre as palavra de (MARINS 1998) quando diz :
"Quando um ser possui auto-estima elevada, ele age com entusiasmo, isto é acredita na capacidade de fazer as coisas acontecerem, de darem certo, de transformar a natureza e as pessoas. Esse entusiamo é o resultado de uma força interna.[... ] Não é necessário ter ou esperar condições "idéias" para se entusiasmar, somente ações entusiásticas são contagiantes e levam ao sucesso. Uma ação sem entusiasmo é uma ação inóqua, portanto não será eficaz. Mesmas problemáticas: a limitação imposta e o do desejo em superá-la.
Percebe- se a importancia de um bom relacionamento no local de trabalho, tanto entre funcionários/colegas quanto patrão/funcionários, principalmente, para quem trabalha com público e lida com gente todos os dias, sabe muito bem o que tais comportamento significa. Precisamos ser bastante tolerantes uns com os outros e estarmos bem atentos ao fenômeno do ser humano, para então concluirmos que toda pessoa humana é uma fonte inesgotável, tanto de atitudes do bem quanto de mal.
Jesus nos alerta sobre isso, em um dos textos bíblicos que nos diz: "É do coração que saem as más intenções: homicídios, adultérios, imoralidade sexual, roubos, falsos testemunhos e calúnias" (Mt 15,19).