segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Oficina da palavra

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PEDAGOGA/SÉRIES INICIAIS
CICLO UM-2008
PREFEITURA MUNICIPAL DE IRECÊ
PROFESSORA PAULA MPREIRA

Oficina da palavra escrita

Em 03 de novembro, a professora Paula Moreira recebeu os cursistas inscritos na oficina da palavra escrita para dar continuidade à aula dos dias 13 e 14 de novembro.
Ela iniciou a aula lendo as poesias de apresentação, que alias, foi surpresa para mim saber que tudo aquilo é criação nossa. Depois de ter o prazer de ouvir a leitura maravilhosa que Paulinha faz tornando o texto interessante por mais simples que seja, começamos o planejamento para a festa da palavra.
Orientados sobre as características da festa recebemos pronto para provocação horário, local e datas : Dia D ; Hora H ;espaço entre vírgula as zero horas.
As tarefas foram distribuídas para os grupos. Fiquei num grupo composto por Gicelia, Núbianei, Jose Nildo e eu , Dulcenalva. Nossa tarefa se constituía da produção de convites e cartões e um texto para divulgar a festa no rádio (Radio imaginário).Tudo era de faz de
conta, doces, salgados, roupas, bebidas, convidados enfim. O quê dava idéia de verdadeiro, era a presença dos autores, cantores e poetas, afinal eles não morrem nunca, principalmente quando representados com tanta competência como fez a professora Jane, com a escritora Cecília Meireles.
No dia quatro, a festa foi um sucesso.Todos os grupos estavam empenhados.Várias palavras esquecidas ou pouco usadas na atualidade, foram lembradas e a palavra foi homenageada com cartões, discursos, poemas. Comidas e bebidas, feitas com muitas doses de criatividade.
A "paulavra”, muito contente, distribuição lembrancinhas, sorteando os ganhadores. Não sei qual foi a idéia do sorteio. Certo é que, todos receberam lembranças.
Como toda boa festa, fomos parar embaixo da árvore no jardim, e ao som de violão cantamos músicas populares com Nei Lagoa e seus colegas do curso de música.
Após tanto trabalho sério, mas feito de forma muito alegre, passei a ter inúmeros idéias para trabalhar produção de texto com os alunos na sala de aula em vários contextos.

Um comentário:

Paulinha disse...

Dulcenalva,

Você abraçou a idéia do relato e fez um bom resumo do que foi a nossa festa da palavra.
A propósito, você arrasaram nos convites. Estavam lindos! E a chamada da rádio, então?

bjs
P.S. Muito criativo o trocadilho "Paulavra" (rsrs)