sexta-feira, 12 de setembro de 2008

TABULEIRO DIGITAL.

Tabuleiro digital

Os tabuleiros digitais, projeto também excutado por professores da UFBA, destacando Nelson Pretto, os tabuleiros surgiram como uma alusao aos tabuleiros das baianas de acarajé e também como um meio para expandir a cultura digital em software livre. Assim, como surge hoje o projeto RIPE assim também surgiu os tabuleiros.

Não são poucos os que resolvem seus problemas usando máquinas em tabuleiros digitais. A necessidade de se navegar no ciberespaço cresce em todas as camadas da sociedade. Inspirado nos tabuleiros de acarajé das baianas surgiram os tabuleiros digitais com programa de software livre que ganharam força nas faculdades de educação. A idéia desses tabuleiros é facilitar o acesso de pessoas que não tem computador garantindo a inserção deles no mundo digital. Além do acesso à internet e a formação intelectual os tabuleiros digitais promovem o exercício da cidadania.

Em 2003, a cidade d Irecê no interior da Bahia implementou o curso de licenciatura em pedagogia / séries iniciais para professores da rede municipal e alguns meses depois a cidade foi complementada com um tabuleiro digital, que também veio como uma das atividades dentro da temática de tecnologia com a mediação das professoras Alessandra de Assis e Maria Helena Bonilla, e claro, o Nelson Pretto, que beneficia grande parte da população.

A demanda pelas máquinas é tão grande que a fila de espera virou rotina para estudantes. Especialmente os das escolas públicas. Esse tabuleiro está organizado em sala fechada e sempre com um funcionário para organizar o tempo e subsidiar os usuários das máquinas nos três turnos do dia. Enquanto que a idéia incial seria que os próprios usuários organizassem o uso das máquinas, como acontece hoje na FACED. Lá nao fica ninguem oraganizando o uso, é o projeto na usa ideia inicial.

O projeto dos tabuleiros eletrônicos foi desenvolvido pelo arquiteto Eduardo Rosseti , mestre em arquitetura pela faculdade de arquitetura da UFBA.

Um comentário:

Sule disse...

Oi Dulce!
Avançou um pouco mais no artigo, mas tem alguns pontos que precisa trabalhar mais um pouco!
Mandei para a lista de discussão o artigo em anexo, para que você reveja algns pontos.
Bjinhos
Sule